Dança
ESCOLA ESTADUAL DOM MILTON CORREA PEREIRA
ILDECI VINHOTE DE SOUZA
GESTORA
MARIA DO SOCORRO MOURA BRANDÃO
PEDAGOGA
MODALIDADE DESENVOLVIDA: DANÇA
MARIA DO CARMO DA SILVA OLIVEIRA
COODENADORA
PERÍODO: 01/04/11 A 30/11/11
MANAUS
2011
JUSTIFICATIVA
A dança além de atividade física é, de acordo com Ferrari (2003, p.1), " educação", sendo indispensável para que o indivíduo entenda o que e porquê fazer o movimento, pois o movimento expressivo antes de tudo deve ser consciente como aponta Oliveira V.(2001, p.96) que deve-se movimentar com consciência de todos os gestos e mais ainda estar pensando e sentindo o que realizam. Caso contrário, estaremos diante da 'deseducação física'. Buscar uma prática pedagógica através da dança mais coerente consiste em possibilitar ao indivíduo expressar-se criativamente, sem exclusões, tornando esta linguagem corporal transformadora e não reprodutora. Neste contexto, Nanni (1998, p.8) tem a visão de que é a partir do processo criativo, desenvolvido pela dança na escola, que o indivíduo se emancipa, " (...) a criatividade possibilita a independência, a liberdade do ser pela autonomia, melhora a auto estima, combate o estresse, depressão, enriquece as relações interpessoais, já que, "uma criança que participa de aulas de dança (...) se adapta melhor aos colegas e encontra mais facilidade no processo de alfabetização" Steinhilber (2000, p.8), pois os problemas educacionais são considerados pelo lado intelectual, sendo uma das falhas da educação,uma vez que, de que adianta um cérebro empanturrado, enquanto o corpo permanece esfomeado, Bèrge (1988, p.24)." Nesta perspectiva, Pereira et al (2001, p.61) coloca que: "(...) a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela, pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e/com os outros; a criarem e explorarem novos sentidos, movimentos livre”, além de sensibilizar e conscientiza os alunos quanto suas posturas, atitudes, gestos e ações cotidianas, necessidades de expressão e comunicação, criar, compartilhar e interatuar na sociedade", Vargas (2003, p.13). Enfim, "A Dança na escola não é a arte do espetáculo, é educação através da arte", Ferrari (2003, p.1) e “ a dança é uma meditação, um meio de conhecer a introversão e a extroversão” ( Maurice Bejart).
OBJETIVO GERAL:
· Levar a arte da dança à todos sem distinção de sexo, condição sócio –econômica ou religião.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Socializar os alunos
- Desenvolver o senso estético;
- Melhorar a saúde física e mental;
- Oferecer condições para auto-expressão
- Auxiliar no domínio do corpo em movimento;
- Reforçar o esquema corporal;
- Transformar a capacidade em habilidade;
- Incentivar a expressão dos sentimentos através do corpo;
- Combinação dos movimentos;
- Trabalhar as condições psicomotoras;
- Explorar o potencial artístico de cada aluno;
- Melhorar as condições físicas e mentais.
DESENVOLVIMENTO- METODOLOGIA
Serão realizadas as atividades deste projeto na Escola Estadual Dom Milton Corrêa Pereira com os alunos desta citada, desenvolvendo as seguintes atividades:
· Danças
· Montagem de Coreografias
· Danças teatrais;
A exposição das atividades será, não só na Escola citada, mas também em Escolas que assim prestigiarem o projeto, em apresentações, espetáculos, concursos de dança, auxiliando nas atividades e no desenvolvimento dos alunos e da Escola. A mobilização será de todos numa forma de interagir a relação educador e aluno. O grupo de dança fará apresentações teatrais com temas escolhidos pela própria escola e alunos e apresentações de suas coreografias em eventos culturais que a escola promova no intuito de passar e receber conhecimentos. Atividades estas praticadas em ensaios escolhidos em horários extra curriculares convenientes para ambas partes envolvidas.
RECURSOS HUMANOS
- 1 professora de Educação Física;
2 alunas do 2º do Ensino Médio; - 2 alunas do 3º do Ensino Médio
RECURSOS MATERIAIS
- Roupas para figurino;
- 1 microsistem;
- CDs diversos;
- Bola
- Aro
- Corda
CRONOGRAMA
DATA |
AÇÃO |
RESPONSÁVEL |
PÚBLICO ALVO |
Abril |
Danças |
Professora de Educação Física e alunas do 2º e 3º ano do Ensino Médio |
Alunos da Escola Estadual Dom Milton Correa Pereira |
Maio |
Montagem de Coreografias |
Professora de Educação Física |
Alunos da Escola Estadual Dom Milton Correa Pereira |
Junho |
Danças teatrais |
Professora de Educação Física e alunas do 2º e 3º ano do Ensino Médio |
Alunos da Escola Estadual Dom Milton Correa Pereira |
Agosto |
Danças |
Professora de Educação Física e alunas do 2º e 3º ano do Ensino Médio |
Alunos da Escola Estadual Dom Milton Correa Pereira |
Setembro |
Montagem de Coreografias |
Professora de Educação Física |
Alunos da Escola Estadual Dom Milton Correa Pereira |
Outubro |
Danças teatrais |
Professora de Educação Física e alunas do 2º e 3º ano do Ensino Médio |
Alunos da Escola Estadual Dom Milton Correa Pereira |
Novembro |
Danças |
Professora de Educação Física e alunas do 2º e 3º ano do Ensino Médio |
Alunos da Escola Estadual Dom Milton Correa Pereira |